Como a Pontepedras produz?


    O processo de produção de pedra britada consiste na transformação do maciço rochoso em produto final acabado. Para tanto, deve-se obedecer sequencialmente às diferentes operações unitárias do processo, que são a descoberta, perfuração da rocha, colocação de explosivos e desmonte primário da rocha por explosivos, desmonte secundário da rocha(“drop-ball”), carregamento e transporte para o beneficiamento.

DESCOBERTA:

    É a retirada da camada vegetal eventualmente existente sobre a rocha, a fim de torná-la apta para a fase de furação. A descoberta é feita com máquinas carregadeiras ou escavadeiras e caminhões basculantes, que transportam e depositam em outro local o inerte removido.

PERFURAÇÃO

    Através de uma perfuratriz pneumática sobre esteiras alimentada por compressor de ar, perfura-se a rocha deixando-a pronta para a colocação de explosivos.

 

Perfuração da Rocha
PERFURAÇÃO DA ROCHA
COLOCAÇÃO DE EXPLOSIVOS


    Nos furos sobre a rocha realizados, colocam-se explosivos na quantidade previamente calculada, tornando-a apta para o acionamento e respectivo desmonte.

Detonação do fogo
DETONAÇÃO DO FOGO

DESMONTE PRIMÁRIO - DETONAÇÃO DO FOGO

    Nesta etapa, é acionada a detonação de explosivos introduzidos na rocha, fragmentando-a em inúmeros blocos menores.

 

DESMONTE SECUNDÁRIO DA ROCHA

    Após o desmonte primário os blocos de rocha resultantes, maiores do que o “gape” do britador primário (no nosso caso é de 120 cm de diâmetro), sofrem uma operação de desmonte secundário, através do uso de uma esfera de aço-manganês de 3 toneladas (“DROP-BALL”), lançada por sobre os blocos maiores através de escavadeira hidráulica, provocando o seu fraturamento.

TRANSPORTE PARA O BRITADOR


    Após o desmonte secundário, os blocos de rocha (“run-of-mine”) são carregados, por escavadeira hidráulica sobre esteiras ou pá carregadeira sobre pneus, em caminhões basculantes e transportados até a área de beneficiamento.

Escavadeira carregando o caminhão
ESCAVADEIRA CARREGANDO O CAMINHÃO.

Caminhão descarregando no alimentador
CAMINHÃO DESCARREGANDO NO ALIMENTADOR

BRITAGEM - FASE PRIMÁRIA

    Nesta etapa, o material é descarregado no alimentador vibratório com grelha para escalpe, de onde se dirige para o britador de mandíbula primário que o tritura, formando blocos de no máximo 40 cm de diâmetro, os rachões, que ficam dispostos em uma pilha pulmão para posterior rebritagem.

REBRITAGEM E CLASSIFICAÇÃO


    As pilhas de rachões formadas são retomadas por uma calha vibratória que encaminha o material por meio de transportador de correia (borracha) para os rebritadores cônicos secundário e terciário e três peneiras vibratórias de classificação, cominuindo-o em materiais de até 50 mm de diâmetro, formando os produtos finais pedra 4, pedra 3, pedra 2, pedra 1, pedrisco e pó de pedra.

Pilhas finais
PILHAS FINAIS



CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

    A capacidade de produção instalada no moderno parque industrial é de 40.000 m3/mês.

Voltar